Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Recordes preferidos no Livro dos Records
Guinness World Records

Pernas mais compridas


No início da década, a modelo alemã Nadja Auermann possuía o recorde de pernas mais longas, com 114cm de comprimento. Em 2001, a revelação de mulheres como a modelo Ana Hickmann (Brasil), com 117cm, e Lisa Hall (RU), com 124cm, provou haver pernas maiores. Mas quem levou o título naquele ano foi Sam Stacey (RU), com pernas de 126,36cm de comprimento, que entraram para o Guinness World Records até o surgimento da atual recordista, Svetlana Pankratova, em 2003. Nascida na Rússia, Svetlana teve as esbeltas pernas de 132cm medidas em Torremolinos, Espanha, em 8/7/2003. Corretora de imóveis em Marbella, Espanha, desde que se tornou uma recordista passou a despertar a atenção do mundo. Em 2009, Svetlana fez uma turnê pelo globo mostrando suas fantásticas pernas para jornalistas de toda parte. Vale dizer que seu dom único também traz certas dificuldades – ela precisa ter roupas feitas sob medida, abaixar-se ao passar pelas portas e dispor de muito espaço para suas pernas em carros e aviões. Mas esse é um preço pequeno para um recorde de tamanha estatura.


Parto com mais bebês (vivos)

Em 2009, Nadya Suleman (EUA) deu à luz oito filhos, seis meninos e duas meninas concebidos com a ajuda de fertilização in vitro no Centro Médico Kaiser Permanente, em Bellflower, Califórnia, EUA. Os bebês sobreviveram e nasceram com nove semanas de antecedência, por cesariana, juntando-se aos seis filhos de Nadya, concebidos anteriormente com ajuda do mesmo tratamento. Suleman revelou durante as entrevistas concedidas que sempre sonhou ter uma grande família. Gestações envolvendo um grande número de fetos aumenta os riscos para a mãe e para os bebês, mas na era da fertilização in vitro partos como esse não são tão incomuns. O ginecologista Gennaro Montanino (Itália) informou ter removido o maior número de fetos em um único parto, dez meninas e cinco meninos, de uma dona de casa anônima de 35 anos, em 22/7/1971. Um remédio para fertilidade foi responsável por essa ocorrência única de quinze múltiplos.

Homem com mais piercings

Em algum momento da vida, todos nós sentimos vontade de fazer uma mudança radical, mas o ex-gerente de banco John Lynch (RU), também conhecido como “Prince Albert”, levou o "se destacar na multidão" ao extremo, quebrando recordes. John contatou o Guinness World Records em abril de 2008 para falar sobre suas perfurações e o desejo de quebrar o recorde de homem com mais piercings. Na época, o recorde pertencia ao cubano Luis Antonio Agüero, que o conquistara em 1999 com 230 piercings em todo o corpo. Durante a primeira avaliação de Lynch, nossos juízes contaram apenas 200 piercings, número insuficiente para a obtenção do título, mas John não desistiu e fez mais perfurações para garantir sua posição como recordista. Isso sim é dedicação! Quando voltou para a segunda avaliação, em 17/10/2008, Lynch tinha acumulado 241 piercings, 151 deles só na região da cabeça e pescoço.

Menor homem vivo (que anda)

No início da década, Nelson de la Rosa (República Dominicana), com 72cm, era o menor homem vivo capaz de andar. Infelizmente, Nelson morreu em 2006, abrindo vaga para um novo recordista. No ano seguinte nossas fontes nos levaram à Mongólia Interior, na China, a mesma região de Bao Xi Shun, o homem mais alto na época, e residência de He Pingping. O editor-chefe do Guinness World Records, Craig Glenday, viajou em 2008 para Hohhot, Mongólia Interior, e verificou em 22/3/2008 com seus próprios olhos todas as medições previstas no regulamento. Seis medidas são necessárias, tomadas tanto de pé quanto deitado, de manhã, ao meio-dia e à noite. A equipe de juízes descobriu que Pingping tem 74,61cm, o que lhe garantiu o recorde de menor homem vivo que anda. Apesar de sua pequena estatura, Pingping não alcançou o recorde de menor homem vivo, pertencente a Lin Yih-Chih (Taiwan), com 67,5cm. A altura de Yih-Chih é provocada pela osteogênese imperfeita, disfunção genética caracterizada por fragilidade óssea congênita, que o impede de ficar de pé ou deitar-se estendido.


Homem mais alto vivo

Em seus 54 anos de história, o Guinness World Records nunca conseguiu encontrar um ser humano maior que o americano Robert Wadlow, com 272cm de altura, apesar de não terem faltado candidatos. O mais célebre possuidor do recorde de homem mais alto vivo foi Bao Xi Shun (China), com 236,1cm de altura, conforme medição no Hospital da Cidade de Chifeng, Mongólia Interior, China, em 15/1/2005. Um dos feitos mais conhecidos de Bao foi quando auxiliou, com seus longos braços, na remoção de pedaços de plástico do estômago de dois golfinhos em um aquário de Fushun, no nordeste da China, em 2006. Outro candidato ao recorde de homem vivo mais alto recebeu grande destaque em 2008: o ucraniano Leonard Stadnyk, cuja altura nunca foi submetida ao rigoroso sistema de medição do GWR. O recorde de Xi Shun só foi superado recentemente, com o aparecimento de Sultan Kösen (Turquia), que foi medido pelo GWR no Hospital Estadual de Mardin, na Turquia, em fevereiro de 2009. A equipe de juízes verificou que Sultan possui 246,5cm de altura, o que lhe garantiu oficialmente o recorde de homem vivo mais alto.

Homem mais tatuado

Com 99,9% do corpo tatuado com o desenho de uma pele de leopardo, o ex-soldado Tom Leppard (RU) parecia ser insuperável na conquista do recorde de homem mais tatuado. Isso ainda seria verdade hoje, não fosse a determinação de Lucky Diamond Rich (Austrália) e seu desejo de conquistar esse recorde. Ao saber que sua coleção completa de tatuagens coloridas feitas por artistas de várias partes do mundo não seria suficiente, decidiu cobrir seu corpo inteiro com tinta preta, inclusive as partes mais sensíveis, como as pálpebras, a pele delicada entre os dedos dos pés, dentro das orelhas e até as gengivas. Não satisfeito, Rich resolveu se cobrir com desenhos brancos sobre a cobertura preta e tatuar desenhos coloridos sobre os brancos! O interesse de Lucky não se limita somente às tatuagens; ele também pratica malabares, anda de monociclo e desenvolveu a habilidade de engolir espadas. Sabendo de tudo isso, muitos recordistas deveriam ficar temerosos com a possibilidade de Lucky Rich se dedicar à conquista de novos recordes.

Homem mais pesado

Enquanto alguns recordes são disputados apaixonadamente, outros recebem menor número de reivindicações. Um exemplo de recorde quebrado com pouco entusiasmo é o de homem mais pesado. No final da década, o mais recente detentor do título era o americano T. J. Albert Jackson, falecido em 18/12/1988, com 404kg. Em janeiro de 2006, Manuel Uribe Garza (México) informou pesar 560kg e pediu ajuda para perder peso e recuperar a saúde. Com assistência médica, Manuel começou lentamente a emagrecer e, em 7/3/2007, estava com 381kg. Confinado à cama desde 2002, ainda não conseguia ficar de pé sozinho, mas passou a perder peso a uma taxa espetacular depois de ter adotado a Dieta da Zona, indicada por nutricionistas mexicanos. Apenas dois anos depois de ter se manifestado publicamente, ele conseguiu diminuir seu peso para 299,3kg e se casou com a namorada, Claudia Solis, em outubro de 2008. Manuel Uribe é um dos poucos recordistas que trabalhou duro para perder seu título no Guinness World Records.
Quando eu pensei que era eu (João Marcelo)

Maior perda de peso ao longo da vida

Um homem que talvez pudesse dar algumas dicas ao recordista Manuel Uribe é Michael Herbranko (EUA). Nascido em 14/5/1953 com 3,85kg, aos 10 anos Michael já tinha 81,646kg e, apesar de ter conseguido perder peso durante algum tempo, continuou a ganhar ainda mais. Em 1988, a situação estava desesperadora – o americano havia engordado para 410kg e precisava urgentemente de ajuda médica. Realizou-se uma intervenção que foi bem-sucedida e, em 1989, ele alcançou 89,81kg, conquista que lhe conferiu sua primeira entrada no Guinness World Records. Mas Michael não conseguiu manter o peso e, em junho de 1996, uma abertura teve de ser feita em seu apartamento para que ele pudesse sair. Novamente, Michael foi capaz de perder uma grande quantidade de peso com relativa rapidez. Porém, em junho de 1999, alcançou seu maior peso, 498,951kg. Dessa vez foi preciso uma empilhadeira para retirá-lo de casa e receber ajuda do Centro de Reabilitação e Serviço de Saúde de Brookhaven. Em 2003, seu peso havia diminuído para 348,812kg. Até a conclusão do Guinness World Records 2010, Michael havia perdido estimados 2.267,961kg ao longo da vida. Desejamos boa sorte a ele na luta pela manutenção do peso.

Unhas mais longas (masculinas)

Entre aqueles que possuem as unhas mais longas, poucos podem se comparar a Shridhar Chillal (Índia): o recordista não corta as unhas da mão esquerda desde 1952. A soma do comprimento das cinco unhas dessa mão é 7,05m, conforme medição de 4/2/2004, o que lhe conferiu o recorde de unhas mais compridas em uma única mão. Mas sua realização é superada por Melvin Boothe, de Pontiac, no Michigan, EUA. Melvin tem unhas compridas em ambas as mãos, totalizando um comprimento de 9,05m (em 2/6/2007), estabelecendo o recorde de unhas masculinas mais longas. Melvin conheceu Lee Redmond, a mulher com as unhas mais compridas, em uma sessão de fotos do Guinness World Records em 2008. O evento ganhou caráter único após o envolvimento de Lee em um acidente de carro, no começo de 2009. A recordista perdeu as unhas no acidente, depois de cultivá-las desde 1979. Quando medidas pela última vez, no set do programa Lo show dei record, em Madri, Espanha, em 23/2/2008, suas unhas alcançavam um comprimento total de 8,65m.

Mais tempo prendendo a respiração

o recorde do maior tempo segurando a respiração voluntariamente foi de 13min42,5s, a 3,05m de profundidade, dentro de uma piscina. Foster se preparou para o feito hiperventilando seus pulmões com oxigênio puro por 30min antes de mergulhar, numa tentativa de reunir mais oxigênio do que quando se respira ar atmosférico. O recorde permaneceu inquebrável por quase meio século, enquanto mergulhadores de grandes profundidades exibiam suas habilidades de prender a respiração em competições organizadas pela AIDA (Associação Internacional de Desenvolvimento da Apneia), entidade oficial do mergulho em apneia (sem uso de oxigênio). Então, em 5/1/2006, o campeão de apneia estática Tom Sietas (Alemanha) quebrou o recorde com o tempo de 14min12s a 3,05m de profundidade no set do programa Lo Show dei Record, em Milão. Sietas estava determinado a manter o recorde, quebrando-o mais quatro vezes, até que o suíço Peter Colat realizou o feito com o tempo de 16min32s em 10/2/ 2008. Então o ilusionista americano David Blaine criou grande estardalhaço ao prender a respiração submerso por 17min4,4s no set do programa The Oprah Winfrey Show, em Chicago, Illinois, EUA, no dia 30/4/2008. Sempre disposto a competir, Sietas bateu o recorde de Blaine no set do programa Live with Regis and Kelly, e depois bateu o próprio recorde com a marca de 17min33s no set do programa Guinness World Records em Madri, Espanha, no dia 30/12/2008. Pouco depois de encerrada a edição do Guinness World Records 2010, o recorde de Tom foi quebrado outra vez, pelo italiano Nicolangelo Putignano, no set do programa Lo Show Dei Record, em Milão, Itália, no dia 19/4/2009, com a impressionante marca de 19min2s – mas é certamente uma questão de tempo até que o talentoso senhor Sietas leve esse recorde a patamares ainda mais incríveis.


Montanha mais mortal

tornaram o lema dos montanhistas: “Porque ele está lá”. Mallory morreu em 1924 tentando conquistar a montanha mais alta do mundo, mas os 8.091m do Anapurna I, no Nepal, são ainda mais mortais. Entre as 130 pessoas que tentaram escalá-lo, 53 morreram durante a tentativa. Apesar de mais pessoas terem morrido nas encostas do Mont Blanc, na França, a proporção de mortes é menor, já que mais pessoas escalaram o mítico pico francês. O Anapurna I foi a primeira montanha com mais de 8.000m a ser escalada por Maurice Herzog e Louis Lachenal (ambos da França), em 3/6/1950, quase três anos exatos antes que Edmund Hillary (Nova Zelândia) e Tenzing Norgay (Nepal) chegassem ao topo do Everest, em 29/5/1953. A montanha é o pico mais alto do maciço de Anapurna, que leva esse nome em homenagem à deusa hindu da fertilidade e da agricultura, e faz parte do Projeto de Conservação da Unidade de Anapurna (ACAP), criado pelo Fundo do Rei Mahendra Para a Preservação da Natureza em 1986.

Menor tempo para escalar o Everest e o K2

O montanhista italiano Karl Unterkircher (Itália) foi o primeiro a alcançar o cume das duas montanhas mais altas do mundo, o Everest e o K2, na mesma estação do ano e sem oxigênio suplementar. O feito foi realizado no tempo recorde de 63 dias, entre 24/5 e 26/7/2006. Considerado no meio do montanhismo como o escalador mais veloz, Unterkircher teve sua carreira encerrada prematuramente em 15/7/2008 ao cair numa fenda durante a tentativa de completar uma nova rota para a escalada do Nanga Parbat, no Paquistão, o nono pico mais alto do mundo. A última postagem em seu blog aconteceu dois dias antes da queda fatal: “Os lençóis de gelo são o que mais me assusta. Eles estão por todo lado nesta montanha, e certamente assombram o povo do vale há séculos, o que o leva a ter grande respeito pela montanha. De baixo a ascensão parece muito difícil; esse sentimento me deixa perplexo e um tanto cético quanto à expedição. É uma missão perigosa! Provavelmente atacaremos a montanha como soldados numa batalha, mas ao invés de armas usaremos crampons e piquetas. Precisaremos ser muito cuidadosos, além de prestar muita atenção, para escolher o caminho menos perigoso.”

Lula-colossal mais pesada

Até 2007, a campeã dos pesos pesados do mundo das lulas-colossais (Mesonychoteuthis hamiltoni) era um espécime de 5m e 150kg, capturado por pescadores em março de 2003 no mar de Ross, Antártica. Seus olhos eram tão grandes que os pescadores os compararam a pratos de jantar. Não que alguém quisesse se aproximar demais dessa cefalópode – ela era uma predadora agressiva que exibia ganchos afiados como lâminas em seus tentáculos. Mas, em fevereiro de 2007, a gigante perdeu o título para um espécime três vezes mais pesado, pego por pescadores praticamente no mesmo local com a ajuda de longas linhas de pesca. A lula recordista foi trazida à superfície junto com uma merluza-negra-da-patagônia, da qual se alimentava. Levada à Nova Zelândia para pesquisa, teve suas medidas anunciadas em 22/2/2007: essa lula-colossal adulta macho pesava cerca de 450kg e tinha 10m de comprimento. Mas a história pode não terminar aí. Pesquisadores descobriram que o bico da lula era menor do que o de lulas encontradas ns estômago de cachalotes, que se alimentam dessa espécie. Será que espécimes ainda mais poderosos habitam as profundezas? Steve O’Shea, biólogo marinho na Universidade de Tecnologia de Auckland, acredita que sim e afirma que “elas crescem consideravelmente mais".

Cão vivo mais alto

No início do século, o título de cão vivo mais alto do mundo era sustentado por um dogue alemão chamado Harvey. Com 105,4cm, ele provavelmente levava seu dono Charles Dodman (RU) para passear, e não o contrário… Os dogues alemães são uma das raças mais altas de cães, mas Harvey se destacava em todos os sentidos: era também o cachorro mais comprido vivo de sua época, com uma medida do focinho ao rabo de 231,14cm. Seu apetite também era impressionante: ele podia comer 3,6kg todos os dias. Sem contar que dormia em uma cama de solteiro só para ele. Seu sucessor como o cão vivo mais alto também é um dogue alemão, e leva o grandioso nome de pedigree de Milleniums’ Rockydane Gibson Meistersinger – mas também atende pelo nome “Gibson”. Com 107cm de altura, Gibson é oficialmente o cão vivo mais alto do mundo desde agosto de 2004 – e, ainda mais impressionante, ele também é o cão mais alto já registrado. Como uma celebridade canina, Gibson apareceu na TV com Oprah Winfrey, Jay Leno, Ellen DeGeneres e até Paris Hilton. Mas sua dona, Sandy Hall (EUA), tem mais orgulho de seu trabalho diário, como cão de terapia, visitando pessoas doentes no hospital.

Idade mais precisa do Universo

“Todo astrônomo lembrará o momento em que tomou conhecimento dos resultados da WMAP”, disse um cientista na coletiva de imprensa da NASA que anunciou os resultados dessa incrível missão. Contrariando seus hábitos, nosso consultor científico Dave Hawksett ficou acordado até tarde para assistir a ela ao vivo na internet. A imprecisa imagem oval multicololorida no canto inferior direito da página 23 do Guinness World Records 2010 pode não significar muita coisa até que se saiba do que se trata. As diferenças mínimas de temperatura ilustradas pela sonda WMAP (do inglês Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) retratam o início da formação de galáxias, há cerca de 13,7 bilhões de anos. O fato de os seres humanos, que raramente vivem mais do que cem anos, serem capazes de fazer a pergunta “Qual é a idade do Universo?” e respondê-la em apenas algumas centenas de milhões de anos, algo ínfimo para os parâmetros cósmicos, é uma grande conquista da ciência moderna e da imaginação.

Primeiro transplante parcial de rosto

De acordo com o British Medical Journal, o primeiro transplante cirúrgico ocorreu em 1905, quando o médico austríaco Eduard Zirm transplantou a córnea de um doador morto para restaurar a visão de um trabalhador que ficara cego em um acidente. Desde então, a medicina desenvolveu transplantes de órgãos mais complexos, de rins e fígado a coração e pulmões. Entretanto, somente em 27/11/2005 uma equipe de médicos franceses liderada pelo professor Jean-Michel Dubernard arriscou o delicado procedimento de transplante de face, religando todos os músculos, vasos sanguíneos e terminações nervosas de parte do rosto de um doador morto em uma paciente ferida, a francesa Isabelle Dinoire. A operação foi um sucesso, mas Isabelle precisará tomar medicamentos imunodepressores por toda a vida para evitar a rejeição de seu novo rosto. Especialista em transplantes, Dubernard foi pioneiro também no transplante de ambas as mãos, em procedimento realizado em 1998.

Mergulho raso da maior altura

O mergulho de grandes alturas em águas rasas é uma manobra na qual se salta de uma plataforma e cai de barriga numa piscina inflável com apenas 30cm de água instalada sobre um colchão com 25cm de espessura. Em 2000, o dublê Danny Higginbottom (EUA) tornou-se recordista nessa prática, ao saltar de 8,86m de altura no Therme Erding Spa, nos arredores de Munique, Alemanha, em 1/4/2000. Danny quebrou seu próprio recorde duas vezes em 2004, alcançando 8,95m. Em 22/10/2005, o ex-DJ americano Darren Taylor se tornou o novo recordista ao saltar de 10,30m de altura em Denver, Colorado, EUA. Como seu antecessor, Darren desafia-se constantemente, tendo superado seu recorde oito vezes. Em 20/3/2009, na feira LA County Fairgrounds (FAIRPLEX), na Califórnia, EUA, Taylor saltou de 10,91 m, em tentativa filmada para o programa Time Warp, do Discovery Channel.

Maior estrutura de cartas de baralho

Em 6/11/1999, o maior castelo de cartas, construído no saguão do cassino da praça Potsdamer, em Berlim, Alemanha, tinha 7,71m de altura. O americano Bryan Berg provou sua supremacia nessa categoria popular e disputada ao quebrar sucessivamente o recorde por mais de dez anos, desde os anos 1990, com estruturas sempre colossais. Formado em design, Berg desenvolveu uma carreira como empilhador de cartas, construindo castelos cada vez mais complexos – inclusive uma réplica da Gotham City de Batman – como parte de campanhas e eventos de divulgação. A única tentativa feita por Bryan para a conquista do recorde de castelo mais alto aconteceu na feira estadual do Texas, em 16/10/2007, quando ergueu um castelo de cartas sem suportes laterais com 7,86m de altura. Mas o empilhador já é detentor do recorde de maior estrutura de cartas, uma réplica do castelo da Cinderela com 4,22m de altura, 3,6m de largura e 2,61m de profundidade, que construiu no Walt Disney World, em Orlando, Flórida, EUA, no dia 12/12/2004. Dado o domínio de Bryan com as cartas, esses recordes não serão quebrados por outra pessoa por um bom tempo.

Mais placas de “não perturbe”

Coleções sempre mereceram destaque no GWR – uma de nossas favoritas é a do contador e auditor suíço Jean François Vernetti. Jean François coleciona avisos de ”não perturbe” desde abril de 1985, quando percebeu um erro de grafia na placa do hotel onde estava hospedado, em Sheffield, Inglaterra. “Achei aquilo tão engraçado que levei para casa e depois ao jornal de minha cidade, que publicou uma foto”, diverte-se ele. Jean François afirma que sempre pede pelas placas quando se hospeda, e entre suas favoritas está uma com formato de gravata borboleta e uma feita de conchas, de um hotel havaiano. “Mantê-las é uma forma de lembrar onde estive. Cada uma traz uma recordação especial”, diz. Até 8/2/2002, a coleção possuía 1.750 placas, conforme registrado na edição 2003 do Guinness World Records. Atualmente ele muda de hotel durante as viagens para aumentar sua coleção, que agora conta com 10 mil placas de “não perturbe” de hotéis de 189 países.

Maior hambúrguer disponível comercialmente

Alimentos gigantes sempre chamam a atenção do Guinness World Records, pois são frequentemente únicos. Em 2000, o maior hambúrguer pesava 2,74t e tinha sido feito por Loran Green (EUA) e amigos da Hi Line Promotions em 5/9/1999. Entretanto, o recorde de maior hambúrguer disponível comercialmente só estreou em 2004. O primeiro recordista foi um monstro de 4,08kg vendido no Denny’s Beer Barrel Pub Inc, em Clearfield, Pensilvânia, EUA. Quem comesse o sanduíche em 3h ganharia o dinheiro de volta e um certificado. Desde então, o recorde foi quebrado três vezes, tendo pertencido ao restaurante Fuddruckers, de Mashantucket, Connecticut, EUA, ao Bob's BBQ & Grill, de Banglamung, Tailândia, e novamente ao Denny’s Beer Barrel Pub. Depois disso, o Mallie's Sports Grill & Bar passou a oferecer um hambúrguer de 60,78kg que devia ser pedido com antecedência, pois requeria 12h de preparo. O estabelecimento passou a aumentar o tamanho de seus hambúrgueres desde então, tendo introduzido no cardápio um sanduíche de 74,75kg em 2008. Pouco depois de encerrarmos a produção da edição 2010, o Mallie’s lançou um hambúrguer ainda maior, de 84,14kg. O tamanho não é a única coisa grande nesse hambúrguer: se quiser tentar comer um desses terá de desembolsar US$ 499.

Primeiro presidente negro dos EUA

Barack Obama entrou para a história como o primeiro presidente negro de um país presidencialista há 220 anos. Em 20/1/2009, tornou-se o 44º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia de posse realizada com níveis de segurança sem precedentes. Restringindo o uso do espaço aéreo para aeronaves particulares, a operação contou com cerca de 40 mil soldados e custou por volta de US$ 75 milhões. Graduado pela Universidade de Colúmbia e pela faculdade de direito de Harvard, Obama também foi o primeiro presidente negro do jornal Harvard Law Review e atuou em causas comunitárias como advogado de direitos civis em Chicago, sua cidade natal. Em novembro de 2004, foi eleito para o Senado americano com a maior proporção de votos da história do estado de Illinois. Sua popularidade crescente atraiu níveis de financiamento inéditos para sua campanha, provando o valor das pequenas doações. Outra importante ferramenta de sua campanha foi o uso da internet para estimular o voto dos americanos, que tem o direito de participar ou não das eleições.

Pessoa mais rica do mundo

Programador de computadores desde os 13 anos, William “Bill” H. Gates (EUA) ingressou na Universidade de Harvard em 1973, onde criou uma linguagem de programação para o primeiro microcomputador. Dois anos após abandonar Harvard, ele fundou a Microsoft com o amigo Paul Allen e passou a desenvolver softwares para computadores. O sucesso da empresa foi tão grande que, aos 31 anos de idade, Gates se tornou o bilionário mais jovem da história. A vultuosidade de sua fortuna, estimada em US$ 60 bilhões em maio de 2000 e em US$ 50,1 bilhões cinco anos depois, fez com detivesse o recorde de homem mais rico do mundo por 13 anos. Em 2008, o breve recordista foi o megainvestidor americano Warren Buffet (EUA), diretor-executivo da holding Berkshire Hathaway, que tinha uma fortuna pessoal de US$ 62 bilhões. Famoso por sua simplicidade, Buffet ainda mora na casa que comprou por US$ 31.000 aos 28 anos de idade. Apesar de ter perdido cerca de US$ 18 bilhões em 12 meses e aumentado para US$ 3,8 bilhões o volume de doações de sua organização beneficente, a Fundação Bill e Melinda Gates, além de ter abandonado o cargo de diretor-executivo da Microsoft em 2008, Bill Gates tem hoje uma fortuna estimada em US$ 40 bilhões, sendo o homem mais rico do mundo mais uma vez. A crise econômica mundial certamente afetou a classe dos bilionários do mundo, que apresentavam uma fortuna média de US$ 3 bilhões em março de 2009, cerca de 23% menos que no ano anterior. Mas a situação econômica ainda não os obriga a sair por aí estendendo o chapéu...

Bilionário mais jovem

O grande sucesso da ferramenta de busca Yahoo! Inc. rendeu lucros exponenciais para um de seus fundadores, Jerry Yang (EUA), considerado o bilionário mais jovem da história em 2000. Yang conquistou o recorde em 1997, aos 29 anos, perdurando por muitos anos na posição, assumida depois pelo príncipe alemão Albert von Thurn und Taxis. Aos 18 anos, o príncipe foi o único herdeiro de uma das fortunas mais antigas do mundo, composta de propriedades reais, terras, obras de arte e empresas. Sua fortuna total foi avaliada em US$ 2,1 bilhões em 2004, de acordo com a lista dos mais ricos do mundo publicada pela revista Forbes. O príncipe se manteve na posição até 8/5/2007, quando o site Forbes.com estimou que seu patrimônio era de US$ 2 bilhões. No ano seguinte, o recorde foi transferido para Mark Zuckerberg (EUA), dono de um patrimônio de US$ 1,5 bilhão, também de acordo com o site Forbes.com, em 5/3/ 2008, aos 23 anos e 296 dias de idade. Esse recorde tem por trás a internet, como no caso de Jerry Yang: Zuckerberg é diretor-executivo da rede social Facebook, que fundou quatro anos antes.

Série no ar há mais tempo

Com novos episódios, a série no ar há mais tempo é Os Simpsons, criada por Matt Groening (EUA) e protagonizada por uma família americana, tendo como tema a vida contemporânea retratada satiricamente. O desenho foi inicialmente ao ar em pequenos segmentos apresentados no Tracey Ullman Show em 19/4/1987, mas se tornou muito popular, e estreou com sucesso instantâneo em um programa exclusivo de meia hora em 17/12/1989. Desde então, a série recebeu vários prêmios, incluindo 24 Primetime Emmys, 26 Annie Awards e a nomeação como melhor série de TV do século 20 na edição de 31/12/1999 da revista Time. Atualmente, Os Simpsons já somam com 443 episódios, e a 20ª temporada (2008–09) foi responsável pela quebra do recorde que pertencia a The Adventures of Ozzie and Harriet (EUA, 1952–66), encerrada com 435 episódios. Alguns críticos afirmam que o programa perdeu qualidade nos últimos anos, sendo contestados firmemente por Matt Groening em 2006: “Sinceramente, não vejo o fim chegar tão cedo. Acho que o programa é tão ou mais criativo do que antes”. A título de curiosidade: Ullman mais tarde processou a Fox, afirmando que merecia parte do lucro de Os Simpsons em função de o sucesso da série ter germinado em seu programa
Mais Informações no SITE DO LIVRO DOS RECORDS.


By. João Marcelo


Nenhum comentário:

Postar um comentário