Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sexo

Para alguns esse assunto é bizarro, mas para outros é normal, porém é ciências pura, então vamos falar dos dois tipos de Sexo:
Transgênero, Masculino e Feminino / Sexo


No âmbito da biologia, os membros da maior parte das espécies de seres vivos do domínioEucariota estão divididos em duas ou mais categorias chamadas de sexos. Estas categorias se referem a grupos complementares que podem combinar o respectivo material genético – normalmente o DNA – através da conjugação. Este processo é chamado de reprodução sexuada.
Neste sentido, é um importante fator de elevação do risco de contração de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e seu prognóstico, porém em estudos sobre comportamentos é importante levar em conta a questão do gênero para uma análise epidemiológica mais precisa.
   Essa imagem diz que verde é de transgenero, azul de masculino e rosa     de feminino.

Os sexos

Sexos diferentes são importantes para a variação genética da prole.
Normalmente, uma espécie tem dois sexos -- masculino e feminino -- e diferenciação sexual ocorre na forma de gametas respectivamente masculinos e femininos. O sexo feminino é definido como aquele que produz o gâmeta (ou gameta) feminino, que é uma célula reprodutiva maior e geralmente imóvel (o óvulo ou oogonia). O sexo masculino é definido como o que produz o gameta masculino, que é uma célula reprodutiva menor denominada espermatozóide ou espermatogonia. Cada gameta possui a metade do número de cromossomos daquela espécie.
Quando uma mesma criatura possui simultaneamente órgãos masculino e feminino, ela é definida como hermafrodita. Quando os indíviduos de uma espécie não possuem características sexuais claramente definidas, dizemos que o sexo é indiferenciado.
A palavra sexo também é usada para se referir aos órgãos sexuais, à relação sexual (os atos físicos relacionados com a reprodução sexuada) e outros comportamentos da sexualidade.






Diferenças sexuais

Nas espécies com sexo diferenciado, os órgãos sexuais (ou genitálias) são diferentes e produzem gâmetas diferentes. Estes órgãos podem estar separados em indivíduos diferentes e então a espécie chama-se dióica, como acontece normalmente nos mamíferos, ou encontrarem-se no mesmo indivíduo, como acontece na maior parte das plantas verdes; nesse caso, a espécie denomina-se monóica. Os animais de espécies monóicas são também denominadoshermafroditas.
Em muitas espécies dióicas, para além da presença de órgãos sexuais diferentes, também chamados "caracteres sexuais primários", pode haver outras diferenças exteriores nos indivíduos, tais como diferentes cores da plumagem na maior parte das aves, ou a presença de mamasdesenvolvidas nas fêmeas e sua ausência nos machos, como acontece nos mamíferos (os "caracteres sexuais secundários"). Quando isto acontece, diz-se que a espécie exibe dimorfismo sexual.
Entre os mamíferosaves e várias outras espécies, o sexo é determinado pelos cromossomassexuais, chamados X e Y nos mamíferos e Z e W nas aves. Normalmente, os machosapresentam um de cada (XY), enquanto fêmeas têm dois cromossomos X (XX). Todos os indivíduos possuem pelo menos um cromossoma X, e o cromossoma Y é geralmente mais curto que o cromossoma X com o qual é emparelhado, e está ausente em algumas espécies, o que acarreta algumas variações consideráveis.

Sexo indiferenciado

Nas espécies com "sexo indiferenciado", como é o caso das bactérias e na maioria dosprotistas (ou protozoários), dois indivíduos - duas células aparentemente iguais, conjugam-se e juntam o material genético para dar origem a novos indivíduos com uma herança genética partilhada dos dois progenitores (normalmente depois da meiose).
Nos fungos, dois indivíduos aparentemente iguais, mas com características sexuais diferentes, geralmente denominados de positivo e negativo, numa situação conhecida como heterotalismo, podem unir as suas hifas e juntar vários núcleos na mesma célula. Dois destes núcleos podem conjugar-se e o zigoto resultante sofrer meiose para dar origem a esporos haplóides que darão origem a novos indivíduos.

Relação sexual

A reprodução sexual dos animaiscaracteriza-se pela fecundação de um óvulopor um espermatozoide.
Relação sexual se refere a uma ampla variedade de comportamentos entre indivíduos voltados para a obtenção de prazer erótico de pelo menos um dos membros envolvidos independente de haver penetração, orgasmo e fins reprodutivos. Para isso é feita a estimulação de uma ou maiszonas erógenas, como seiosvagina e pênis
Outros animais, além dos humanos, também praticam sexo sem fins reprodutivos. Para osbonobos, a relação sexual é uma forma de expressar carinho e intimidade entre os membros de sua sociedade.  Golfinhos e penguins já foram observados fazendo sexo sem fins reprodutivos, inclusive em relações homossexuais.

Sexo e gênero

Na década de 70 os cientistas sociais passaram a usar o termo "sexo" para se referir à divisão biológica em macho e fêmea, e "gênero" para se referir ao papel social atribuído a uma pessoa baseado em seu sexo aparente e/ou em outros fatores contingentes. Sendo assim gênero analisa os atributos culturais associados a cada um dos sexos e de seus relacionamentos interpessoais trancedendo uma análise restrita da dimensão biológica dos seres. 
Existe enorme variação de atitudes culturais, entre e dentro das sociedades, em relação a sexo,sexualidade e papéis sexuais. Para a identidade de gênero, o sentimento individual de pertencer a um gênero, e para perceção de gênero como uma descrição de como o gênero de uma pessoa é percebido (veja também berdachehijraxanith e transexual).
Em algumas sociedades identificam-se os indivíduos jovens com características comportamentaisatípicas e, em vez de puni-los ou ministrar-lhes terapia corretiva, são socializados de tal forma que suas características individuais proverão a eles uma função necessária ou útil para a sociedade por um papel reconhecido e respeitado (veja também pajéxamãcurandeirotong-ki.)

Órgãos sexuais

A palavra sexo também é utilizada para fazer referência aos órgãos sexuais (genitálias), tanto omasculino quanto o feminino. No caso dos seres humanos, o "sexo" do homem se chama pênis e o da mulher vagina.
 registros linguísticos. Para mais informação e exemplos, veja: gíriasexual.


By:Hérico Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário