Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Para quem ainda não pegou os ''Trechos do diário de ANNE FRANK'' aí vai uma mãozinha...

Meu pai tinha cerca de trinta e seis anos quando se casou com minha mãe, que tinha vinte anos. Minha irmã Margot nasceu em 1926 em Frankfurt am Main. E eu em 12 de junho de 1929. Cem por cento sendo judeus, emigrou para a Holanda em 1933, onde meu pai foi nomeado diretor da NV Travis, assinatura associado Kolen & Co.., Amsterdam. O mesmo edifício abrigou a empresa, da qual meu pai era acionista. Desde então, a vida não foi isenta de emoções para nós, porque o resto da nossa família ainda era cortar as ações de Hitler contra os judeus. Na sequência da perseguição de 1938, meus dois tios maternos fugiram e chegaram com segurança para os Estados Unidos. Minha avó, então, 73 anos, encontrou-nos. A partir de 1940 nossos bons momentos acabaria rapidamente: a primeira guerra, a capitulação ea invasão alemã conduz à miséria. Provisão após a prestação contra os judeus. Os judeus eram obrigados a usar a estrela, a desistir de suas motos. Proibição de os judeus a bordo de um bonde, dirigir um carro. Obrigação de judeus para loja exclusivamente nas instalações marcados com o sinal de "negócios judeu", e quinze a 17 horas apenas. Proibição aos judeus a sair após oito horas da noite, nem mesmo os seus jardins, ou mesmo ficar em casa com seus amigos. Proibição aos judeus para o exercício de todos os grupos de desporto: o acesso não autorizado à piscina, campo de ténis e de formação de hóquei ou em outro lugar. Proibição aos judeus de assistir cristã. Obrigação de judeus para ir para escolas judaicas, e muitas outras restrições semelhantes.
 
08 de julho de 1942
 

Em três horas bateram na nossa porta. Eu não ouvi-lo porque eu estava lendo no terraço, o sol preguiçosamente reclinado numa cadeira de balanço. De repente, Margot apareceu na porta da cozinha, visivelmente chateado.
- O pai recebeu uma intimação da SS-sussurrou. Mamãe acabou de sair para o Sr. Van Daan. (Van Daan é um colega de meu pai e nosso amigo).
Eu estava apavorado, todo mundo sabe o que significa uma intimação, aparecendo na minha imaginação, vi os campos de concentração e celas solitárias. Estávamos a sair do meu pai lá?
- Claro que não está presente - disse Margot, enquanto os dois esperavam em troca, o quarto da mamãe.
- Mamãe foi para o Van Daan para ver se podemos viver a partir de amanhã, o nosso esconderijo. O Van Daan estava escondido lá conosco.Vamos ser sete.
Em nosso quarto, Margot disse-me que a citação não foi para o pai, mas para si mesma. Assustada começou novamente a chorar. Margot tem dezesseis anos. Eles querem ir sozinho para deixar as meninas da sua idade! Felizmente, como a mãe disse, não vá.








 
9 de outubro de 1942
 

Hoje eu tenho a anunciar uma notícia mais deprimente. Muitos dos nossos amigos judeus estão gradualmente carregado pela Gestapo, que não carrega um segundo pensamento, são transportados em caminhões de gado para Westerbork, campo grande para os judeus, na Inside.Westerbork deve ser um pesadelo, com centenas e centenas são forçados a lavar em uma única sala, banheiros e falta de um sono sobre o outro, amontoados em cada canto. Homens, mulheres e crianças dormem juntos. Já para não falar dos costumes, muitas mulheres e meninas está grávida.
Impossível escapar. A maioria são marcados pela cabeça raspada, para além de outras, pelo seu tipo judaico.
Se isso acontece na Holanda, que será regiões distantes e bárbaras do Westerbork que é apenas o lobby? Estamos conscientes de que essas pessoas pobres serão abatidos. O rádio fala Inglês de câmaras de gás. Afinal, talvez seja melhor morrer rapidamente. Isso me fez ficar doente.

 
19 nov 1942
 

Nós poderíamos fechar os olhos para toda essa miséria, mas achamos que eram amados, e que temem o pior, incapaz de ajudá-los.
Na minha cama é quente, eu sou menos que nada quando penso nos amigos que ele mais amava, arrancados de suas casas e cair nesse inferno. Eu sou a musa do medo que aqueles que estavam tão perto de mim agora estão nas mãos dos algozes mais cruéis do mundo. Pela simples razão de que eles são judeus.


 
13 de janeiro de 1943
 

O terror reina na cidade. Noite e dia, o transporte constante dessas pessoas pobres, desde que apenas um saco de ombro e um pouco de dinheiro. Estas mercadorias estão sendo retiradas no caminho, eles dizem. Ele separa as famílias, reunindo homens, mulheres e crianças.
As crianças voltando da escola, e não encontrar seus pais. Mulheres voltam do mercado, com as portas fechadas e descobrem que suas famílias tenham desaparecido.
Também cabe aos cristãos holandeses: os filhos são, necessariamente, enviado para a Alemanha. Todo mundo tem medo.
Centenas de aviões que sobrevoam a Holanda para o bombardeio e deixou em ruínas das cidades alemãs, ea cada hora, centenas de homens cai na Rússia e África do Norte. Ninguém está imune, o mundo inteiro está em guerra e, embora os aliados a vencer a guerra, continua sem fim à vista.
Eu poderia ficar horas falando sobre a miséria provocada pela guerra, mas me desanima cada vez mais. Não temos mais nada para segurar e esperar o fim desses infortúnios. Judeus e cristãos aguardam o mundo esperava, e muitos esperam a morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário