Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011


18/05/2011 20h18 - Atualizado em 18/05/2011 20h28

Paleontólogos encontram dente de dinossauro carnívoro em MG

Descoberta pode ajudar a compreender como era convívio entre espécies.
Especialista acredita que animal deveria ter entre cinco e seis metros.

Do G1 MG
 Paleontólogos encontraram, nesta quarta-feira (18), parte de um dente de dinossauro carnívoro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. De acordo com Luiz Carlos Ribeiro, diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas L. I. Price, o dente estava preso em uma rocha a aproximadamente dois metros do local onde foi encontrado o fêmur de um titanossauro no dia 11 de maio. Segundo ele, a descoberta pode esclarecer como as diferentes espécies se relacionavam na região.
De acordo com Ribeiro, os paleontólogos acreditam que o dente completo deveria ter cerca de cinco centímetros e pertence a um animal de porte médio a grande, tendo entre cinco e seis metros de altura. No mesmo sítio arqueológico, os especialistas descobriram fósseis que podem ser de uma tartaruga.
O paleontólogo explicou que cinco espécies de dinossauros viveram na região, sendo dois carnívoros e três titanossauros herbívoros. O Uberabatitan ribeiroi, uma nova espécie descoberta entre 2004 e 2006, viveu na região e media aproximadamente 18 metros. O nome foi uma homenagem ao diretor Luiz Carlos Ribeiro. De acordo com ele, a espécie é a maior já encontrada no Brasil.
Um dos dinossauros carnívoros identificados pela equipe do centro de pesquisas possuía plumagem e possivelmente pertencia a uma espécie mais evoluída. Segundo o especialista, a aparência do animal era semelhante à do avestruz e tem em torno de dois metros. Na região também foram escavados fósseis de crocodilos, peixes, tartarugas e lagartos.
Para o especialista o fato de diversos fósseis terem sido encontrados tão próximos pode ser resultado de um acúmulo de sedimentos trazidos por rios até o município. A área é escavada desde a década de 1950.
Depois de serem recolhidos, os fósseis vão ser encaminhados para o centro de pesquisas. Lá, eles serão limpos e estudados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário